CONSTRUCCIÓN DE UN TRANSMISOR FM: UNA ESTRATEGIA DIDÁCTICA PARA LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA

Abstract

The application of new methodologies for the teaching of physics in secondary education that facilitates the understanding of concepts and encourages interest in the study of science and mathematics has become a great challenge. The purpose of this work is to present a didactic strategy planned to study fundamental phenomena of electromagnetism through the development of projects and making use of new technologies for experimentation. For that end, the construction of an FM transmitter was proposed, making it possible to motivate and integrate the knowledge acquired during the process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Andrés Barco Rojas, Secretaria de Educación de Dosquebradas – SED, Colombia.

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Matemática pela Universidad de Granada (UGR).  Mestre em Estatística Aplicada pela Universidade de Granada (UGR). Licenciatura em Matemática e Física pela Universidad Tecnológica de Pereira (UTP). Docente da educação básica do município de Dosquebradas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Johan David Ñañez Zuleta, Servicio Nacional de Aprendizaje - SENA, Colombia

Mestre em Física pela Universidad de Antioquia, Engenheiro Físico pela Universidad de Cauca (Unicauca). Facilitador do SENA na linha de Física e professor universitário.

Rodrigo Andres Franco Luna, Universidad Tecnológica de Pereira - UTP, Colombia

Engenheiro Eletrônico pela Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), professor da Faculdade de Engenharia (UTP) nos programas de Eletrônica, Elétrica, Sistemas e Engenharia Mecânica. As áreas de trabalho são sistemas de controle e instrumentação, processamento de imagens, aprendizado de máquina, teoria de sinais em aplicações biomédicas e eletromagnetismo nas comunicações. Pesquisador associado do grupo de pesquisa do programa de Engenharia Eletrônica (GIIE).

Luis Eduardo Osorio Acevedo, Universidad Tecnológica de Pereira - UTP, Colombia

Doutor em Ciências na área da Matemática (UFRJ). Mestrado em Educação Matemática (UTP). Licenciatura em Matemática e Física (UTP). Docente em tempo integral Universidad Tecnológica de Pereira.

Published
2019-12-19
How to Cite
Rojas, C. A. B., Zuleta, J. D. Ñañez, Luna, R. A. F., & Acevedo, L. E. O. (2019). CONSTRUCCIÓN DE UN TRANSMISOR FM: UNA ESTRATEGIA DIDÁCTICA PARA LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA. Imagens Da Educação , 9(3), 01-11. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.50066
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores