INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; educação infantil; pesquisas.

Resumo

A temática da interdisciplinaridade tem sido explorada em diversos contextos e, em alguns casos, essa tem sido considerada a alternativa que poderá encerrar os problemas no âmbito educacional. Assim, sabendo que a palavra interdisciplinaridade tem passado por um processo de evidenciação, fazendo parte de documentos e pesquisas, este artigo busca caracterizar os trabalhos recentemente produzidos sobre a interdisciplinaridade exclusivamente na educação infantil, destacando os processos metodológicos, objetivos e os resultados compreendidos. Para a realização deste estudo, foi desenvolvida uma revisão sistemática nos meses de Agosto e Setembro de 2019, utilizando como termos de busca interdisciplinaridade na educação infantil na pesquisa realizada no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e no Google Acadêmico. Ao longo das buscas, houve um grande número de resultados relacionados ao tema, no entanto, a análise dos resultados se restringiu à etapa da educação especificada. Foram identificadas nas pesquisas práticas interdisciplinares relacionadas à disciplina de Educação Física, assim como questões socioambientais associadas à Educação Ambiental, havendo ainda o aparecimento de projetos na construção destas ações.

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Biografia do Autor

Débora Nascimento de Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016), especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2018), mestranda em Ensino pela Universidade Federal Fluminense. Professora na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Antunes Campos desde 2016, atuando com a Educação Infantil e na Escola Municipal São João do Paraíso desde 2017, atuando com o Ensino Fundamental. 

Ana Carla Souza da Silva Cassimiro , Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Redentor (2011). Pós- Graduação em Docência do Ensino de Biologia ( W Pós) Pós- Graduação em Vigilância Sanitária e Controle da Qualidade de Alimentos ( Fac Redentor). Mestranda em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Amanda Oliveira Rabelo , Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e coordenou a elaboração e o envio da proposta do Mestrado de Ensino para a Capes que foi aprovada em dezembro de 2014, coordenando o curso de Mestrado em Ensino de 2015 a 2017, ministrando disciplinas e orientando discentes.

Publicado
2020-08-12
Como Citar
Lima, D. N. de, Cassimiro , A. C. S. da S., & Rabelo , A. O. (2020). INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Imagens Da Educação , 10(2), 125-138. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51225
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores