FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DAS UEPS SOB A PERSPECTIVA CTSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Palavras-chave: sequência didática; formação de professores; Análise Textual Discursiva

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar as fragilidades e potencialidades das UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas) sob a perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na formação continuada de professores de Ciências e Matemática. Para isto, organizou-se os dados coletados durante a realização de um curso (40 h) na modalidade EaD referente a temática exposta. Os cursistas realizaram atividades diversificadas entre produção de texto, questionário e construção/proposição de uma UEPS com enfoque CTSA. Neste artigo utilizou-se a Análise Textual Discursiva para mensurar as contribuições dos materiais propostos durante o curso e sua possível aplicação/utilização no cotidiano escolar pelos professores da educação básica. Como resultado evidenciou-se que as temáticas tratadas são pertinentes e contribuem de maneira satisfatória para a formação dos professores, oportunizando e oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para uma postura melhorada em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Hammel, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENRO

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Sandro Aparecido dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Ricardo Yoshimitsu Miyahara, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP). Grupo de Pesquisa de Física Aplicada a Materiais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Publicado
2021-09-30
Como Citar
Hammel, C., Santos, S. A. dos, & Miyahara, R. Y. (2021). FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DAS UEPS SOB A PERSPECTIVA CTSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Imagens Da Educação , 11(3), 89-110. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i3.51441
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores