FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DAS UEPS SOB A PERSPECTIVA CTSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar as fragilidades e potencialidades das UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas) sob a perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na formação continuada de professores de Ciências e Matemática. Para isto, organizou-se os dados coletados durante a realização de um curso (40 h) na modalidade EaD referente a temática exposta. Os cursistas realizaram atividades diversificadas entre produção de texto, questionário e construção/proposição de uma UEPS com enfoque CTSA. Neste artigo utilizou-se a Análise Textual Discursiva para mensurar as contribuições dos materiais propostos durante o curso e sua possível aplicação/utilização no cotidiano escolar pelos professores da educação básica. Como resultado evidenciou-se que as temáticas tratadas são pertinentes e contribuem de maneira satisfatória para a formação dos professores, oportunizando e oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para uma postura melhorada em sala de aula.
Downloads
Copyright (c) 2021 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).