FORMAÇÃO EM MODA NO BRASIL

REFLEXÕES A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Palavras-chave: Ensino superior; moda; produção acadêmica discente

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para o complexo debate da Moda enquanto objeto de estudo. Neste caminho, optou-se pela análise quali-quantitativa de trabalhos de final de curso da turma formada no ano 2018 da Universidade do Estado de Santa Catarina. A concepção interdisciplinar de campo de Moda, ancorada nas concepções de Frigotto (2002) e Acom e Moraes (2017), bem como a compreensão da pesquisa acadêmica como parte constitutiva de uma formação universitária pautada pela reflexão e exercício crítico, em que Chauí (2001/2003) é baliza teórica, consolidaram o caminho percorrido neste trabalho. Os resultados indicam descompasso na relação entre a composição curricular e as áreas temáticas mais incidentes nas produções analisadas, bem como um perfil utilitário emprestado às disciplinas de cunho técnico. Pensar Moda e educação, contudo, sintoniza a dimensão formativa à missão que assume quando se insere no ensino superior, sobretudo na universidade pública.

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Biografia do Autor

Milena Mayuri Pellegrino Ogushi, UFSC

Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mara Rúbia Sant'Anna, UDESC

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Departamento de Moda e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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UNIVERSIDADE. (2016).
Publicado
2022-03-22
Como Citar
Ogushi, M. M. P., & Sant’Anna, M. R. (2022). FORMAÇÃO EM MODA NO BRASIL. Imagens Da Educação , 12(1), 76-101. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i1.54549
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores