IMAGENS DE REFERÊNCIA
A CULTURA VISUAL COMO PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este ensaio é uma reflexão sobre algumas inquietações acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais, sobretudo no modo como tais processos se encontram em “deslocamento” diante dos efeitos da maior crise sanitária do século XXI. Diante das medidas de enfrentamento ao surto da Covid-19, tem-se estabelecido novas formas de interação, implicando mudanças profundas no contexto educacional. Nessa perspectiva, buscou-se traçar algumas possibilidades e flutuações a partir das imagens de referência das mídias sociais e no modo como elas, diferentemente dos processos legitimados pela escola, se configuram como espaços de educação em Artes Visuais, especialmente em tempos de pandemia. Assim, as reflexões apresentadas por este trabalho estão inseridas no campo da Cultura Visual, ao conceber as imagens do campo virtual como territórios culturais de aprendizagem.
Downloads
Referências
Aguirre, I. (2014). Entorno da aprendizagem entre jovens produtores de cultura visual: traços e características. In: Martins, Raimundo; Tourinho, Irene (Orgs.). Pedagogias Culturais. Santa Maria: Ed. da UFSM. p. 247 - 274.
Andrade, Paula, Deporte de; Costa, Marisa, Vorraber (2015). Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. In: Texturas, Canoas, v. 17, n. 34, p. 48 – 63, mai./ago. 2015.
Brum, L. P. (2017). Imagens de referência: uma trama entre cultura visual e a educação da cultura visual. Dissertação (Mestrado em Educação em Artes Visuais) – Universidade de Brasília – UnB. Brasília.
Brum, L. P. (2020). Imagens de Referência e sua potência pedagógica no ensino de Artes Visuais. In: Visualidades, Goiânia, v. 18, nº 1, p. 01 - 19, abr./jun. Doi:
Brum, L. P; Magalhães, M. V. (2019). Cartilha pedagógica: potências pedagógicas entre visualidades. In: Revista da FUNDARTE, Montenegro, p.149 - 167, ano 19, nº 39, julh./dez.
Barreto, A. C. F; Rocha, D. S. (2020). Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Bom Jesus da Lapa, BA: Revista Encantar – Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01 - 11, jan./dez.
Costa, M. V. (2010). Sobre a Contribuição das Análises Culturais para a Formação de Professores no Início do Século XXI. Educar em Revista (Impresso), v. 37, n. 37, p. 129 - 152, ago./maio.
Costa, M. V; Veiga-Neto. A. (Orgs). (2004). Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Ed da UFRGS.
Copyright (c) 2022 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).