IMAGENS DE REFERÊNCIA

A CULTURA VISUAL COMO PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Pandemia; Imagens de Referência; Artes Visuais; Cultura Virtual

Resumo

Este ensaio é uma reflexão sobre algumas inquietações acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais, sobretudo no modo como tais processos se encontram em “deslocamento” diante dos efeitos da maior crise sanitária do século XXI. Diante das medidas de enfrentamento ao surto da Covid-19, tem-se estabelecido novas formas de interação, implicando mudanças profundas no contexto educacional. Nessa perspectiva, buscou-se traçar algumas possibilidades e flutuações a partir das imagens de referência das mídias sociais e no modo como elas, diferentemente dos processos legitimados pela escola, se configuram como espaços de educação em Artes Visuais, especialmente em tempos de pandemia. Assim, as reflexões apresentadas por este trabalho estão inseridas no campo da Cultura Visual, ao conceber as imagens do campo virtual como territórios culturais de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Lucas Pacheco Brum, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel).

Marcos Vinícius Silva Magalhães, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV/UnB). Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Maria Cecilia Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel).

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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Brum, L. P., Magalhães, M. V. S., & Leite, M. C. L. (2022). IMAGENS DE REFERÊNCIA . Imagens Da Educação , 12(2), 200-214. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.56971
Seção
Estudos de imagens