ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA A PESQUISA NO CAMPO DA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: políticas educacionais; pesquisa; metodologia; gestão escolar

Resumo

Este artigo evidencia a relevância do enfoque epistemetodológico em pesquisas científicas no campo da política e gestão da educação, apresentando reflexões teóricas e conceituais sobre a Análise de Conteúdo (AC) e sua utilização como estratégia metodológica. Destaca suas etapas, regras e procedimentos com base em autores, como Bardin (2016), Moraes (1999), Câmara (2013), Silva e Fossá (2015) e Franco (2005), que apontam para os aspectos a serem observados nas análises que utilizam as técnicas e os procedimentos propostos pela AC. Descreve-se como suas técnicas foram utilizadas na construção de uma pesquisa dissertativa, detalhando o processo de seleção do corpus documental, leitura e interpretação dos dados. As categorias inferidas possibilitaram evidenciar as entrelinhas que permearam a implementação dos Planos de Gestão Escolar, o novo modelo de escolha do gestor e estratégia de governança adotada nas escolas públicas estaduais de Santa Catarina a partir de 2013, esse, apesar de anunciado como democrático, apresenta elementos e utiliza instrumentos da Nova Gestão Pública, que concebe a gestão da escola pública de forma semelhante à gestão empresarial. Assim, apontam-se as potencialidades e limites da AC; conclui-se que a AC corresponde a um conjunto de técnicas complexas e rigorosas, todavia apresenta de modo didático a sua aplicabilidade como possibilidade epistemetodológica em estudos do campo da política educacional.

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Biografia do Autor

Janete Palú, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Linha de pesquisa de Políticas Educacionais. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE) da UFFS e do Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação da UFPR. Professora de História e Assistente Técnica Pedagógica da rede pública estadual de Santa Catarina. 

Oto João Petry, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor e Pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE). Integra a Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFFS.

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Publicado
2022-09-08
Como Citar
Palú, J., & Petry, O. J. (2022). ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA A PESQUISA NO CAMPO DA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO. Imagens Da Educação , 12(3), 146-171. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i3.57552
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional