ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA A PESQUISA NO CAMPO DA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Résumé
Este artigo evidencia a relevância do enfoque epistemetodológico em pesquisas científicas no campo da política e gestão da educação, apresentando reflexões teóricas e conceituais sobre a Análise de Conteúdo (AC) e sua utilização como estratégia metodológica. Destaca suas etapas, regras e procedimentos com base em autores, como Bardin (2016), Moraes (1999), Câmara (2013), Silva e Fossá (2015) e Franco (2005), que apontam para os aspectos a serem observados nas análises que utilizam as técnicas e os procedimentos propostos pela AC. Descreve-se como suas técnicas foram utilizadas na construção de uma pesquisa dissertativa, detalhando o processo de seleção do corpus documental, leitura e interpretação dos dados. As categorias inferidas possibilitaram evidenciar as entrelinhas que permearam a implementação dos Planos de Gestão Escolar, o novo modelo de escolha do gestor e estratégia de governança adotada nas escolas públicas estaduais de Santa Catarina a partir de 2013, esse, apesar de anunciado como democrático, apresenta elementos e utiliza instrumentos da Nova Gestão Pública, que concebe a gestão da escola pública de forma semelhante à gestão empresarial. Assim, apontam-se as potencialidades e limites da AC; conclui-se que a AC corresponde a um conjunto de técnicas complexas e rigorosas, todavia apresenta de modo didático a sua aplicabilidade como possibilidade epistemetodológica em estudos do campo da política educacional.
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