FORMAÇÃO DOCENTE E O USO POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

DESAFIOS PERMANENTES

Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Formação docente; Desenvolvimento profissional docente

Resumo

A inserção e o desenvolvimento profissional de docentes têm sido objeto de estudo com vistas a compreender os formatos de aprender a profissão e seus desafios. No cenário atual, entre os inúmeros desafios da profissão, tem-se convivido com novas demandas advindas, sobretudo, do isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. Expôs-se, de modo contundente, o baixo repertório didático-pedagógico dos professores para atuarem em uma educação não presencial e uso das tecnologias. Neste artigo, discute-se, principalmente, a superação das visões simplistas de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aos processos de ensinar e aprender. Ao se valer do diálogo com as mudanças e a formação de professores, compreende-se a necessidade de romper com a mera transferência da aula expositiva para suportes tecnológicos em prol do repensar o uso das tecnologias numa perspectiva crítica, mantendo-se os ideários pedagógicos e a luta para se romper as desigualdades educacionais.

 

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Biografia do Autor

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Diego Ferreira , Universidade Estácio de Sá - UNESA

Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor na Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Patricia Maneschy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal  de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ).

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Publicado
2023-04-02
Como Citar
Santos, S. R. M. dos, Ferreira , D., & Maneschy, P. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE E O USO POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. Imagens Da Educação , 13(1), 33-53. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.61359
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores