IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO NO DSM-5 E CID-11
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as últimas versões do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais 4 e 5) e da CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10 e 11) com relação ao diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas implicações nas políticas educacionais brasileiras para esta população. Para alcançar os objetivos do presente artigo, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, na qual foram propostas discussões acerca de cinco tópicos: alteração dos critérios diagnósticos; classificação do autismo como um transtorno do neurodesenvolvimento; eliminação dos subgrupos de transtornos específicos; desdobramentos para o tratamento clínico e educacional e as possibilidades de trabalho educacional com estudantes com TEA.
Downloads
Metrics
Referências
Altenmüller-Lewis, U. (2017). Designing Schools for Students on the Spectrum. The Design Journal, 20(sup1), S2215-S2229.
Associação Americana de Psiquiatria. APA. (1994). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – texto revisado. (4a. ed.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Associação Americana de Psiquiatria. APA. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – texto revisado. (4a. ed.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Associação Americana de Psiquiatria. APA. (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – texto revisado. (5a. ed.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Baker, D. L. & Steuernagel, T. (2009). Comparative Policy Entrepreneurship: The Case of Autism-Related Policy in North America. Journal of Comparative Policy Analysis, 11 (2), 233–248. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/13876980902888103
Barret, S. L., Uljarević, M., Baker, E. K., Richdale, A. L., Jones, C. R. G. & Leekam, S. R. (2015). The Adult Repetitive Behaviours Questionnaire-2 (RBQ-2A): A Self-Report Measure of Restricted and Repetitive Behaviours. Journal of Autism Developmental Disorders, 45 (11), 3680-3692. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10803-015-2514-6
Benitez, P., & Domeniconi, C. (2016). Consultoria colaborativa: estratégias para o ensino de leitura e escrita com estudantes com autismo. Psicologia: Teoria e Prática, 18(3),141-155. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v18n3p141-155.
Bosa, C. A., Zanon, R. B., & Backes, B. (2016). Autismo: construção de um Protocolo de Avaliação do Comportamento da Criança – Protea-R. Psicologia: teoria e prática, 18(1), 194-205. DOI: http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n1p194-205
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. (2010). A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Acecsso em 26 de janeiro de 2015. Recuperado em:
Brasil. (2012) Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Acesso em 20 de janeiro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
Brasil (2018). Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018. Recuperado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9508.htm Acesso em 29 abr. 2020.
Brasil (1991). Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Recuperado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm Acesso em 29 abr. 2020.
Castel, R. (2011). A discriminação negativa. Cidadãos ou autóctones? Tradução de Francisco Morás. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes.
CDC. (2016). Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder. Recuperado em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html Acesso em 29 abr 2020.
Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2007). Applied behavior analysis. (2a ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.
Doernberg, E. & Hollander, E. (2016). Neurodevelopmental Disorders (ASD and ADHD): DSM-5, ICD-10, and ICD-11. Spectrums, 21, 295–299. doi:10.1017/S1092852916000262
Dubet, F. (2004). O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, 34(123), 539-555.
Falkmer, T., Anderson, K., Falkmer, M. & Horlin, C. (2013). Diagnostic procedures in autism spectrum disorders: a systematic literature review. Eur Child Adolesc Psychiatry, 22, 329–340. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s00787-013-0375-0
Gadia, C. A., Tuchman, R. & Rotta, N. T. (2004). Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, 80(2), 83-94. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000300011
Ghaziuddin, M. (2010). Brief report. Should the DSM-5 drop Asperger syndrome? Journal of Autism and Developmental Disorders, 40, 1146-1148. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10803-010-0969-z
GIL, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 (1). São Paulo: Atlas.
Howlin, P., Magiati, I. & Charman, T. (2009). Systematic Review of Early Intensive Behavioral Interventions for Children With Autism. Journal of the American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 114 (1), 23-41. DOI: http://dx.doi.org/10.1352/2009.114:23-41.
Kerstenetzky, C. L. (2006). Políticas sociais: focalização ou universalização? Revista de Economia Política, 40(4), 564-574.
Lovaas, O. I. (1987). Behavioral treatment and normal educational and intellectual functioning in young autistic children. Journal of Consulting and Clinical Psychology. 55 (1), p. 03-09. DOI: http://dx.doi.org/10.1037/0022-006X.55.1.3
Maenner, M.J. et al. (2016). Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years. Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Site, United States.
National Research Council (2001). Education children with autism. Committee on educational interventions for children with autism. In: Lord, C., McGee, J. P., (eds). Washington, DC: National Academy Press.
OMS (1989). Organização Mundial da Saúde. CID-10 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10a revisão.
OMS (2018). Organização Mundial da Saúde. CID-11. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 11a revisão.
Paula, C. S. et al. (2011a) Autism in Brazil - perspectives from science and society. Revista da Associação Médica Brasileira, 57, 2-5.
______. (2011b) Prevalence of pervasive developmental disorder in Brazil: a pilot study. Journal of Autism and Developmental Disorders, 41, 1738-1742.
Peters-Scheffer, N., Didden, R., Korzilius, H. & Sturmey, P. (2011). A meta-analytic study on the effectiveness of comprehensive ABA-based early intervention programs for children with Autism Spectrum Disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, 5, 60-69. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.rasd.2010.03.011
Reed, G. M. et al (2019). Innovations and changes in the ICD-11 classification of mental, behavioural and neurodevelopmental disorders. World Psychiatry 18 (1), 3-19. doi: https://doi.org/10.1002/wps.20611
Tomaz-Moreira, S. N. et al. (2007). Fundamentos da abordagem qualitativa para a pesquisa em saúde sexual e reprodutiva. Revista Colombiana de Obstetricia y Ginecología, 58(1), 27-37.
Wing L., Gould J. & Gillberg C. (2011). Autism spectrum disorders in the DSM-5: Better or worse than the DSM-4? Developmental Disabilites Research Reviews, 32, 768-773. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2010.11.003.
Copyright (c) 2023 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).