A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E O ENSINO DE FÍSICA

MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Palavras-chave: Mapeamento, Inteligências Múltiplas, Educação, Física

Resumo

Este artigo traz um levantamento sistemático dos estudos desenvolvidos nas áreas de Educação e Ensino que se apropriaram da Teoria das Inteligências Múltiplas e que se relacionam com o Ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES com a seguinte questão motivadora: qual a relação entre a Teoria das Inteligências Múltiplas e o Ensino de Física? A partir da seleção dos trabalhos que atendiam aos critérios estabelecidos, houve a sistematização das informações de forma técnica e analítica a fim de constatar metodologias, aspectos priorizados e englobados pelos estudos. O mapeamento trouxe trabalhos provenientes de áreas distintas e de grande valia para o ensino de Física, com contribuições sociais significativas e que carecem de ampla visibilidade. Aponta-se a Teoria das Inteligências Múltiplas como base teórica importante para reflexão e pertinente de aplicação nos processos de ensino e de aprendizagem, com potencial para ampliar qualitativamente o papel da educação escolar na vida dos alunos no componente curricular de Física.

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Biografia do Autor

Aline Luz Mesquita Francisco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Vinícius Lima Cardozo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Graduando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (UNESP). Professor  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar,) campus Sorocaba. 

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Publicado
2023-12-09
Como Citar
Francisco, A. L. M., Cardozo, V. L., & Fortunato, I. (2023). A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E O ENSINO DE FÍSICA. Imagens Da Educação , 13(4), 174-205. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i4.64249
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores