A MATEMÁTICA QUE SE MOSTRA PRESENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

UM OLHAR PARA PESQUISAS STRICTO SENSU

Palavras-chave: Pedagogia, Matemática disciplinar, Pesquisa Bibliográfica, Fenomenologia

Resumo

A pesquisa, desenvolvida segundo a postura fenomenológica, teve como norte a seguinte interrogação: Que matemática se mostra presente nos cursos de Pedagogia? Para responder a nossa questão de investigação, realizamos uma pesquisa documental no catálogo de teses e dissertações da CAPES, em que treze produções se mostraram relevantes para desvelarmos compreensões acerca do fenômeno de investigação, constituindo o nosso corpus. Metodologicamente, foram destacadas Unidades de Sentido as quais, após articuladas conforme a interrogação, foram reescritas constituindo as Unidades de Significado. Em seguida, realizamos reduções das quais emergiram Núcleos de Ideias que, ao articulá-los entre si e com a literatura, expressaram manifestações mais gerais sobre a Matemática que se mostra presente nos cursos de Pedagogia. Os Núcleos de Ideias constituídos expressaram sobre: uma Matemática que se revela pela forma como está constituída e organizada em disciplinas nos cursos de Pedagogia; e uma Matemática que emerge das ações e reflexões de docentes e discentes no contexto das disciplinas relacionadas ao ensino de Matemática. O movimento de análise e interpretação nos permitiram estabelecer compreensões acerca da presença de disciplinas relacionadas à Matemática com cunho formativo com vistas à ressignificação, pelos futuros pedagogos, sobre a Matemática. No entanto, tem privilegiado alguns pontos como: conteúdos pedagógicos e etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental em detrimentos de conteúdos específicos e a etapa da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Paula Renata Pedroso Avanço Ferreira , UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Lilian Akemi Kato, Universidades Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (UNESP). Professora no Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - Campus do Pantanal).

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Publicado
2024-03-26
Como Citar
Ferreira , P. R. P. A., Kato, L. A., & Oliveira, W. P. (2024). A MATEMÁTICA QUE SE MOSTRA PRESENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA. Imagens Da Educação , 14(1), 161-183. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.64488
Edição
Seção
Artigos de Revisão