INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO

IMPLEMENTAÇÃO DO PEI E DO PECS

Palavras-chave: Educação especial; Formação de professores; Comunicação alternativa.

Resumo

Crianças com autismo apresentam especificidades desenvolvimentais, sobretudo no que se refere à comunicação e ao comportamento. A implementação de um Plano Educacional individualizado (PEI) em articulação com ferramentas de comunicação alternativa, como o Picture Exchange Communication System (PECS), podem facilitar o desenvolvimento de habilidades de crianças com autismo, facilitando a inclusão. A pesquisa objetivou compreender um processo de implementação do PEI e do PECS em estudantes com TEA na rede municipal de educação de um município do MS. O estudo foi desenvolvido em articulação com uma formação de professores. Participaram do estudo seis professoras da educação especial, e os procedimentos compreenderam três etapas: 1) Formação sobre PECS e PEI; 2) Confecção e Análise documental do PEI; 3) Grupo Focal para discutir e analisar a elaboração e a execução da implementação do PEI e do PECS na escola. Foram confeccionados pela equipe pedagógica das escolas PEIs de três crianças e a análise documental dos PEIs possibilitou observar na prática a apropriação de conteúdos aprendidos pelas professoras durante a formação.  Os depoimentos das participantes demonstraram que a formação teórica das professoras em conjunto com a atividade prática proposta pareceu contribuir para o processo de inclusão escolar dos estudantes com TEA.

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Biografia do Autor

Fabiana Martins de Ávila, Prefeitura Municipal de Glória de Dourados-MS

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Especialista em Educação Especial pela FAESI. Psicóloga Educacional na Prefeitura Municipal de Glória de Dourados-MS.

 

Henrique Cabral Furcin, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando do curso de Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), integrante do Grupo de Estudos em Avaliação-intervenção Psicológica e Processos Inclusivos: Interfaces com a Educação e a Saúde (GEAPPI/CNPq) e do Núcleo de Atenção à Pessoa com Autismo (NAPA/UFGD).

 

Regina Basso Zanon, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculada à linha de processos comportamentais e cognitivos.

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Publicado
2023-06-28
Como Citar
Ávila, F. M. de, Furcin, H. C., & Zanon, R. B. (2023). INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO. Imagens Da Educação , 13(2), 67-84. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i2.64686
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores