INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
IMPLEMENTAÇÃO DO PEI E DO PECS
Resumo
Crianças com autismo apresentam especificidades desenvolvimentais, sobretudo no que se refere à comunicação e ao comportamento. A implementação de um Plano Educacional individualizado (PEI) em articulação com ferramentas de comunicação alternativa, como o Picture Exchange Communication System (PECS), podem facilitar o desenvolvimento de habilidades de crianças com autismo, facilitando a inclusão. A pesquisa objetivou compreender um processo de implementação do PEI e do PECS em estudantes com TEA na rede municipal de educação de um município do MS. O estudo foi desenvolvido em articulação com uma formação de professores. Participaram do estudo seis professoras da educação especial, e os procedimentos compreenderam três etapas: 1) Formação sobre PECS e PEI; 2) Confecção e Análise documental do PEI; 3) Grupo Focal para discutir e analisar a elaboração e a execução da implementação do PEI e do PECS na escola. Foram confeccionados pela equipe pedagógica das escolas PEIs de três crianças e a análise documental dos PEIs possibilitou observar na prática a apropriação de conteúdos aprendidos pelas professoras durante a formação. Os depoimentos das participantes demonstraram que a formação teórica das professoras em conjunto com a atividade prática proposta pareceu contribuir para o processo de inclusão escolar dos estudantes com TEA.
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