OS SABERES PEDAGÓGICOS E A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O que há de específico nos saberes pedagógicos para a educação de alunos com deficiência? A partir desse questionamento, reflete-se neste texto sobre a educação desses alunos no contexto da educação inclusiva, à luz da perspectiva histórico-cultural. No contexto dos marcos que culminaram na proposta de educação inclusiva no mundo e no Brasil, propõe-se um estudo teórico-conceitual, com destaque para textos de Lev Vigotski e alguns de seus comentadores contemporâneos acerca das questões de desenvolvimento e deficiência. Para essa perspectiva é preciso investir nas possibilidades de desenvolvimento, considerar as relações sociais, as singularidades dos sujeitos, rejeitando determinismos que impedem o reconhecimento da diversidade humana. Assume-se a dialética como movimento analítico e destaca-se que os princípios explicativos da perspectiva histórico-cultural fundamentam os saberes pedagógicos de professores em relação aos alunos com deficiência na sala de aula comum. Entretanto, as políticas públicas educacionais brasileiras, gestadas em um modelo econômico neoliberal, configuram-se como um impasse, tendo em vista as propostas coletivas e sociais desta perspectiva. As reflexões apresentadas constituem uma resistência necessária para a transformação social que só pode ocorrer no contexto da coletividade.
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