DO CURRÍCULO COMO MÁQUINA DE SUBJETIVAÇÃO CONTRARREDUNDANTE

Palavras-chave: Currículo; Máquina de subjetivação; Educação

Resumo

Este artigo problematiza o que vem a ser um currículo como máquina de subjetivação contrarredundante. Partindo da situação da pandemia de Covid-19, investiga como as experiências educativas no âmbito do ensino remoto se viram confrontadas por uma dupla perspectiva: pela constante pressão do prosseguimento educacional, muitas vezes reforçando a precarização neoliberal do ensino e, de outro lado, pela oportunidade de tramar descontinuidades no currículo redundante. Para entender o currículo redundante, analisam-se: a) a concepção dominante em torno da fundação dos sujeitos e das subjetividades modernas e o que se contrapõe a elas; b) a partir do pensamento de Althusser, o lugar da ideologia como produção de territórios de subjetividades redundantes; c) a possibilidade de uma máquina de subjetivação contrarredundante, sobretudo a partir do pensamento de Guattari. Ao cabo, o artigo sustenta que a educação pós-pandêmica deve persistir na inventividade de se afirmar como máquina de subjetivação contrarreduntande, conforme os argumentos consubstanciados no artigo.

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Biografia do Autor

Sílvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor  da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de Lavras/Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da (Universidade Federal de São Paulo) UNIFESP do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil-UFLA).

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Publicado
2023-09-23
Como Citar
Gallo, S., & Carvalho, A. F. de. (2023). DO CURRÍCULO COMO MÁQUINA DE SUBJETIVAÇÃO CONTRARREDUNDANTE. Imagens Da Educação , 13(3), 111-133. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i3.65613