DISCURSOS SOBRE “EQUIDADE” PRODUZIDOS PELO MOVIMENTO PELA BASE

CONDIÇÕES DE “AUTORIA” CURRICULAR

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Justiça Educativa; Igualdade de oportunidades.

Resumo

Este artigo analisa os discursos construídos pelo Movimento pela Base, nos documentos “Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum” (2015) e a Base Nacional Comum Curricular (2017, 2018), pautando-se em um questionamento orientador: qual a perspectiva de justiça educativa capaz de responder ao contexto de menor possibilidade de reivindicação de direitos? Neste contexto, essas análises se sustentam pelo cruzamento dos referenciais (pós) críticos do currículo, especificamente aqueles que discutem o projeto hegemônico da Nova Direita (Apple, 2017) e por contribuições bourdesianas (Bourdieu, 1997, 1998, 1999, 2007). Tal sustentação, de um lado, ancora-se na perspectiva de desconstruir o interesse assumido pela educação de qualidade, oriunda do discurso da culpabilização das políticas públicas educacionais e, de outro, em descobrir de que forma se endereçam discursos às defesas da equidade, da igualdade educacional e da supressão das desigualdades. Conclui-se que, ainda que não tenhamos conseguido responder ao questionamento orientador, apreendemos discursos inseridos na “economia moral das injustiças” (Dubet, 2020), veiculadores de ideias acerca da justiça social, combinadas com apreensões duvidosas sobre a equidade, aproximada do direito singularizado de tornar-se capaz, e a igualdade, funcionalizada no acesso igual aos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bárbara de Carvalho Ortega, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda no curso de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e bolsista pela CAPES. Graduada em Pedagogia na UFMS.

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Publicado
2024-06-25
Como Citar
Silva, F. de C. T., & Ortega, B. de C. (2024). DISCURSOS SOBRE “EQUIDADE” PRODUZIDOS PELO MOVIMENTO PELA BASE. Imagens Da Educação , 14(2), 193-210. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.65864
Edição
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional