POEMAR A PRÓPRIA VIDA

SLAM ESCOLAR E A EDUCAÇÃO A PARTIR DA IDENTIDADE DA/O SUJEITO-ALUNA/O

Palavras-chave: Poesia marginal; Linguagem; Cultura; Resistência.

Resumo

A proposta deste texto é realizar um debate sobre identidade, cultura e resistência, a partir da prática pedagógica do duelo de poesia marginal Slam. Objetiva, também, analisar o Slam como um elo entre a escola e os diversos sujeitos, uma prática educativa que dialoga com a realidade dos estudantes, realizando um processo de “reexistência”, em que esses discentes reafirmam sua cultura e recriam o espaço escolar a partir de sua própria identidade cultural. Para tal, metodologicamente, optamos por construir uma revisão bibliográfica centrada nos temas resistência, identidade, cultura e educação, dialogando com a teoria de Lev Vigotski e bell hoocks, procurando apresentar outra percepção sobre a interação entre escola, prática educativa e o sujeito aluno, em conjunto com uma pesquisa baseada no acompanhamento da prática dos educandos nos encontros de Slamer.

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Biografia do Autor

Rafael Calado Alves Pereira, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR

Mestre em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (UNINCOR).

Jesus Alexandre Monteiro, Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Mestrado Profissional em Gestão Planejamento e Ensino (UNINCOR). Docente na Universidade Estado de Minas Gerais (UEMG) e na Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

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Publicado
2024-06-25
Como Citar
Pereira, R. C. A., & Monteiro, J. A. (2024). POEMAR A PRÓPRIA VIDA. Imagens Da Educação , 14(2), 129-150. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.66716
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores