NOVOS ATORES EDUCATIVOS AO SERVIÇO DA COMUNIDADE ALINHADOS COM AS NECESSIDADES IDENTIFICADAS NA ÁREA - CTeSP IEE

Palavras-chave: educação; formação; ensino profissional; desenvolvimento local

Resumo

O artigo que aqui se apresenta pretende caracterizar as práticas de formação do projeto pedagógico educativo do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos (CTeSP IEE), a funcionar numa instituição de ensino superior, em Portugal, como sendo um curso vocacionado para a formação de profissionais que atuam em contextos pedagógicos e educacionais. Para monitorizar este processo no CTeSP de IEE, procuramos responder à questão de investigação “Que práticas caracterizam o desenvolvimento do curso técnico superior profissional de intervenção em espaços educativos?” De forma a respondermos à questão de investigação, traçaram-se os seguintes objetivos: i) perceber o contexto onde se desenvolve a formação do CTeSP de IEE; ii) caracterizar o contexto dos intervenientes no processo de formação e iii) caracterizar as metodologias e os recursos presentes ao longo da formação. A metodologia utilizada é enformada pelo estudo de caso, de natureza descritiva e interpretativa, sendo a investigação feita no contexto onde as práticas se desenvolvem e concretizam. Os resultados evidenciam práticas que favorecem o perfil profissional e o referencial de competências do Técnico/a Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos, permitindo-lhe agir e por em prática modelos pedagógicos inovadores para o ensino/aprendizagem em diversos contextos institucionais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Maria Assunção Pinto dos Santos, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Inovação e Educação (CI&DEI), Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Mestra em Educação Ambiental pela Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal. Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Inovação e Educação (CI&DEI), Portugal. 

Lúcia Grave Magueta, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, CI&DEI, Politécnico de Leiria, Portugal

Doutora em Educação, área de especialização de Teoria e Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Ciências da Educação - área de Educação Intercultural pela Universidade de Lisboa, Portugal. Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, Investigadora do Centro de Estudos em Inovação e Educação (CI&DEI), Portugal.

Referências

Aires, L. (2015). Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional. Universidade Aberta.
Coutinho, C. (2008). Métodos de Investigação em Educação. Universidade do Minho.
Damásio, T. (2019). A educação, o ensino profissional e o futuro – da transformação educativa à criação de emprego. https://linktoleaders.com/a-educacao-o-ensino-profissional-e-o-futuro-da-transformacao-educativa-a-criacao-de-emprego/
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor.
Jesus, M. A. (2020). Ensino profissional: vocação ou recurso? [Dissertação de mestrado não publicada]. Instituto Politécnico de Setúbal.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto Editora.
Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). APM.
Publicado
2024-03-26
Como Citar
Santos, O. M. A. P. dos, & Magueta, L. G. (2024). NOVOS ATORES EDUCATIVOS AO SERVIÇO DA COMUNIDADE ALINHADOS COM AS NECESSIDADES IDENTIFICADAS NA ÁREA - CTeSP IEE. Imagens Da Educação , 14(1), 1-17. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.68690
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores