NOVOS ATORES EDUCATIVOS AO SERVIÇO DA COMUNIDADE ALINHADOS COM AS NECESSIDADES IDENTIFICADAS NA ÁREA - CTeSP IEE
Résumé
O artigo que aqui se apresenta pretende caracterizar as práticas de formação do projeto pedagógico educativo do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos (CTeSP IEE), a funcionar numa instituição de ensino superior, em Portugal, como sendo um curso vocacionado para a formação de profissionais que atuam em contextos pedagógicos e educacionais. Para monitorizar este processo no CTeSP de IEE, procuramos responder à questão de investigação “Que práticas caracterizam o desenvolvimento do curso técnico superior profissional de intervenção em espaços educativos?” De forma a respondermos à questão de investigação, traçaram-se os seguintes objetivos: i) perceber o contexto onde se desenvolve a formação do CTeSP de IEE; ii) caracterizar o contexto dos intervenientes no processo de formação e iii) caracterizar as metodologias e os recursos presentes ao longo da formação. A metodologia utilizada é enformada pelo estudo de caso, de natureza descritiva e interpretativa, sendo a investigação feita no contexto onde as práticas se desenvolvem e concretizam. Os resultados evidenciam práticas que favorecem o perfil profissional e o referencial de competências do Técnico/a Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos, permitindo-lhe agir e por em prática modelos pedagógicos inovadores para o ensino/aprendizagem em diversos contextos institucionais e sociais.
Téléchargements
Références
Coutinho, C. (2008). Métodos de Investigação em Educação. Universidade do Minho.
Damásio, T. (2019). A educação, o ensino profissional e o futuro – da transformação educativa à criação de emprego. https://linktoleaders.com/a-educacao-o-ensino-profissional-e-o-futuro-da-transformacao-educativa-a-criacao-de-emprego/
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor.
Jesus, M. A. (2020). Ensino profissional: vocação ou recurso? [Dissertação de mestrado não publicada]. Instituto Politécnico de Setúbal.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto Editora.
Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). APM.
Copyright (c) 2024 Imagens da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).