INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA

NARRATIVAS SOBRE PERCURSOS FORMATIVOS

Palavras-chave: Programa Imersão Docente; Ensino Remoto Emergencial; Narrativa; Experiência.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tematizar os significados da formação inicial docente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma escola federal de Educação Básica localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.  Tem-se como foco duas questões centrais: Como este espaço de formação contribui para que futuros/as docentes construam suas referências acerca do que é ser professor/a? Como se constituiu e se configurou a docência para uma futura professora ao inserir-se num dado tempo/espaço escolar totalmente atípico em função da pandemia? Metodologicamente optamos pela pesquisa (auto)biográfica e, a partir das análises, argumentamos que, embora o Ensino Remoto tenha ocasionado profundos impactos em todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, a experiência de formação inicial por meio da imersão docente revela a potencialidade da educação como experiência e encontro, abrindo caminhos para um posicionamento profissional mais sensível e crítico em relação aos diferentes modos de existir no mundo. Ser professor/a é um devir, tornar-se docente é um processo permanente processo de (re)construção que se dá num continuum a partir de uma travessia rizomática, entrelaçada por várias experiências.

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Biografia do Autor

Patrícia Barros Soares Batista, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Centro Pedagógico, Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

Letícia Gomes Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG/Santa Luzia). Professora de Língua Inglesa da rede privada de Belo Horizonte. Graduanda em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Kely Cristina Nogueira Souto, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico. Professora do Centro Pedagógico, Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. 

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Batista, P. B. S., Pereira, L. G., & Souto, K. C. N. (2024). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA. Imagens Da Educação , 14(3), 171-192. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i3.70238