INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA
NARRATIVAS SOBRE PERCURSOS FORMATIVOS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo tematizar os significados da formação inicial docente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma escola federal de Educação Básica localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem-se como foco duas questões centrais: Como este espaço de formação contribui para que futuros/as docentes construam suas referências acerca do que é ser professor/a? Como se constituiu e se configurou a docência para uma futura professora ao inserir-se num dado tempo/espaço escolar totalmente atípico em função da pandemia? Metodologicamente optamos pela pesquisa (auto)biográfica e, a partir das análises, argumentamos que, embora o Ensino Remoto tenha ocasionado profundos impactos em todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, a experiência de formação inicial por meio da imersão docente revela a potencialidade da educação como experiência e encontro, abrindo caminhos para um posicionamento profissional mais sensível e crítico em relação aos diferentes modos de existir no mundo. Ser professor/a é um devir, tornar-se docente é um processo permanente processo de (re)construção que se dá num continuum a partir de uma travessia rizomática, entrelaçada por várias experiências.
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