PROGRAMA IMERSÃO DOCENTE, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E PEDAGOGIA DE PROJETOS

POSSIBILIDADES PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Formação Docente, Pedagogia de Projetos, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de formação docente construídas no Programa Imersão Docente (PID), desenvolvido no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) instituído por causa da pandemia de Covid-19 em 2021. O PID se caracteriza pela imersão de licenciandos/as no cotidiano de uma escola de ensino fundamental de tempo integral como monitores/as, orientados/as por docentes da escola, para que, por meio dessa experiência, construam saberes acerca do ser professor/a. Com a suspensão das aulas presenciais, foi necessário reconfigurar as ações do Programa para que os/as monitores/as pudessem ter experiências formativas no ERE. Um dos trabalhos desenvolvidos no PID ao longo do ERE procurou construir conhecimentos em relação à Pedagogia de Projetos, por meio do desenvolvimento de um Projeto de Trabalho cuja temática era a própria Pedagogia de Projetos. Neste artigo, reflete-se sobre as percepções dos/as monitores/as acerca da Pedagogia de Projetos e as ressignificações sobre os modelos de escola no âmbito desse Projeto de Trabalho. Conclui-se que a adoção da Pedagogia de Projetos como metodologia para a formação docente inicial durante a pandemia constituiu-se como alternativa relevante, possibilitando a construção coletiva de conhecimentos teóricos e práticos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Carvalho de Menezes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Carolina da Silva Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Elisa Sampaio de Faria, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

Referências
Alvarez Leite, L. H. (1996). A pedagogia de projetos em questão. In L. H. Alvarez Leite, (Coord.), Reflexões sobre a prática pedagógica na Escola Plural (Cad. 1) (p. 6-13.). Belo Horizonte: PBH/SMED, Segrac.
Alvarez Leite, L. H. (2007). Pedagogia de Projetos e Projetos de Trabalho. Revista Presença Pedagógica, 13(73), 62-69.
Alvarez Leite, L. H. (2014) Pedagogia de projetos. In J. V. Souza, R. Guerra (Orgs.), Dicionário crítico da educação. Belo Horizonte: Dimensão.
Ambrósio, M. (2017). Escola Plural (Vídeo). YouTube. Disponível em www.youtube.com/watch?v=qGiAYI07X1w
Boutinet, J. P. (2002). Antropologia do projeto (5ª ed.). Porto Alegre: Artmed.
Cunha, M. A. A., Alves, M. T. G. (2013) “A Sorte Sorriu para Mim”: O ensino fundamental em uma escola pública diferenciada. In Anais da 36º Reunião Nacional da ANPEd (p. 1-16). Goiânia, GO.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Hernández, F. (1998). Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed.
Hernández, F. (2004). O tempo nos projetos de trabalho. Revista Pátio, 8(30), 12-15.
Jolibert, J. (1994) Formando crianças produtoras de texto. Porto Alegre: Artes Médicas.
Lovato, A. S. (2014). Quando sinto que já sei (Videodocumentário). YouTube. Disponível em www.youtube.com/watch?v=HX6P6P3x1Qg
Menezes, E. C. (2017) Os projetos de trabalho como alternativa para aulas de música nas escolas de educação básica: um estudo de caso em uma escola do sistema privado de ensino de Belo Horizonte. (Tese de Doutorado). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Niza, S. (2015) A socialização dos produtos culturais da escola. In S. Niza, A. N. Marcelino, J. R. do Ó (Orgs). Escritos sobre educação (p. 405-408). Lisboa: Edições Tinta da China.
Nogueira, N.R. (2001). Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica.
Nóvoa, A. (2015). Ética, pedagogia e democracia são exatamente a mesma coisa. In S. Niza, A. N. Marcelino, J. R. do Ó (Orgs). Escritos sobre educação. Lisboa: Edições Tinta da China.
Ó, Jorge Ramos do. (2015). Conhecer e enfrentar o intolerável da escola com Sérgio Niza. In S. Niza, A. N. Marcelino, J. R. do Ó (Orgs). Escritos sobre educação. Lisboa: Edições Tinta da China.
TV Unesp. (2016). Diálogos: Escola da Ponte (Videodocumentário). Disponível em www.youtube.com/watch?v=qojXOCx-sJ0
Universidade Federal de Minas Gerais. Centro Pedagógico. (2022). Projeto Político Pedagógico do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. No prelo.
Valadares, J. M. (2008). A Escola Plural. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.48.2008.tde-12062008-162423.
Publicado
2024-10-02
Como Citar
Menezes, E. C. de, Caldeira, M. C. da S., & Faria, E. S. de. (2024). PROGRAMA IMERSÃO DOCENTE, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E PEDAGOGIA DE PROJETOS. Imagens Da Educação , 14(3), 193-214. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i3.70374