ADAPTAÇÕES E DESAFIOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA UFF
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a implementação e as adaptações do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Fluminense (UFF), enfatizando as mudanças necessárias devido à pandemia de COVID-19. O método adotado consiste na análise detalhada das estruturas, objetivos e dinâmicas do programa, com foco especial nos subprojetos de Matemática e Pedagogia, abordando a transição para o ensino remoto e as estratégias pedagógicas implementadas. Os resultados revelam que, apesar dos desafios impostos pelo contexto pandêmico, o PRP manteve sua eficácia, adaptando-se às novas necessidades e realidades. Essas adaptações incluíram a utilização de tecnologias digitais, o desenvolvimento de atividades lúdicas e a participação ativa dos bolsistas, supervisores, preceptores, professores das escolas parceiras num processo colaborativo de formação inicial e continuada de professores. As conclusões do trabalho destacam a resiliência e a adaptabilidade do programa frente às adversidades, ressaltando sua contribuição significativa na formação de futuros educadores e na prática docente. Este estudo enfatiza a importância de programas de formação inicial docente que sejam flexíveis e capazes de responder às mudanças contextuais, especialmente em períodos de crise como uma pandemia.
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