ADAPTAÇÕES E DESAFIOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA UFF

Palavras-chave: Formação de Professores, Residência Pedagógica, Ensino Remoto, COVID-19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a implementação e as adaptações do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Fluminense (UFF), enfatizando as mudanças necessárias devido à pandemia de COVID-19. O método adotado consiste na análise detalhada das estruturas, objetivos e dinâmicas do programa, com foco especial nos subprojetos de Matemática e Pedagogia, abordando a transição para o ensino remoto e as estratégias pedagógicas implementadas. Os resultados revelam que, apesar dos desafios impostos pelo contexto pandêmico, o PRP manteve sua eficácia, adaptando-se às novas necessidades e realidades. Essas adaptações incluíram a utilização de tecnologias digitais, o desenvolvimento de atividades lúdicas e a participação ativa dos bolsistas, supervisores, preceptores, professores das escolas parceiras num processo colaborativo de formação inicial e continuada de professores. As conclusões do trabalho destacam a resiliência e a adaptabilidade do programa frente às adversidades, ressaltando sua contribuição significativa na formação de futuros educadores e na prática docente. Este estudo enfatiza a importância de programas de formação inicial docente que sejam flexíveis e capazes de responder às mudanças contextuais, especialmente em períodos de crise como uma pandemia.

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Biografia do Autor

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto do Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU-UFF-FEUFF-M/D). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador de área do Subprojeto do PIBID de Matemática da UFF (2022 - 2024).

Amanda Oliveira Rabelo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (UA). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora do PPGEDUC/UFRRJ e do PPG Ensino/UFF.

Jean Carlos Miranda, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (UFF) e também do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ). 

Dayala Vargens, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF.

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Souza, F. dos S., Rabelo, A. O., Miranda, J. C., & Vargens, D. (2024). ADAPTAÇÕES E DESAFIOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA UFF. Imagens Da Educação , 14(3), 136-160. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i3.70593