O INÍCIO NA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA
DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Com a Covid-19, instaurou-se um novo modo de se relacionar e viver em sociedade. Na Educação, as aulas assumiram um caráter remoto, com uma rotina em ambiente virtual, constituindo um desafio novo para a comunidade escolar. Nesta análise, voltamo-nos especificamente para a realidade vivenciada por professores cearenses que estão iniciando na docência. O objetivo é compreender os desafios e as formas de reagir de professores iniciantes na carreira durante a pandemia, assim como o modo como esses docentes têm lidado com as adversidades desse cenário. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, realizada com a participação de professores iniciantes que apresentam, por meio de narrativas escritas, os desafios e experiências durante o seu ingresso na docência, em meio à pandemia. Os estudos de Garcia (2010), Stake (2011), Cruz, Hobold e Farias (2020), Contreras (2012), Cardoso e Mendonça (2020), Nono e Mizukami (2002), serviram de base para as análises em foco. Os resultados indicam que os desafios vivenciados no início da docência foram intensificados nesse contexto e que os professores buscam superá-los de diversas formas. Espera-se contribuir para a reflexão sobre a relevância social do apoio e acompanhamento desses professores, como problematizar o contexto pandêmico, tornando a realidade escolar ainda mais complexa e desafiadora.
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Referências
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