O INÍCIO NA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Início na docência; Pandemia; Desafios; Professor iniciante.

Resumo

Com a Covid-19, instaurou-se um novo modo de se relacionar e viver em sociedade. Na Educação, as aulas assumiram um caráter remoto, com uma rotina em ambiente virtual, constituindo um desafio novo para a comunidade escolar. Nesta análise, voltamo-nos especificamente para a realidade vivenciada por professores cearenses que estão iniciando na docência. O objetivo é compreender os desafios e as formas de reagir de professores iniciantes na carreira durante a pandemia, assim como o modo como esses docentes têm lidado com as adversidades desse cenário. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, realizada com a participação de professores iniciantes que apresentam, por meio de narrativas escritas, os desafios e experiências durante o seu ingresso na docência, em meio à pandemia. Os estudos de Garcia (2010), Stake (2011), Cruz, Hobold e Farias (2020), Contreras (2012), Cardoso e Mendonça (2020), Nono e Mizukami (2002), serviram de base para as análises em foco. Os resultados indicam que os desafios vivenciados no início da docência foram intensificados nesse contexto e que os professores buscam superá-los de diversas formas. Espera-se contribuir para a reflexão sobre a relevância social do apoio e acompanhamento desses professores, como problematizar o contexto pandêmico, tornando a realidade escolar ainda mais complexa e desafiadora.

 

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Biografia do Autor

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante. 

Íris Martins de Souza Castro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

 

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de pós-Graduação em Educação (PPGE). 

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Cavalcante, M. M. da S., Castro, Íris M. de S., & Farias, I. M. S. de. (2024). O INÍCIO NA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA. Imagens Da Educação , 14(3), 215-237. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i3.70596