SOBRE AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DO CLITÓRIS EM LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o processo de transposição didática (TD) da estrutura clitoridiana, em sete livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, ano 2021. Realizamos uma análise comparativa entre a TD referente ao clitóris e ao pênis, por meio de uma matriz analítica baseada no modelo KVP, do inglês, K (knowledge), V (values) and P (practices), e constituída pelos seguintes critérios: representações imagéticas (em secção sagital da pelve, visão frontal e quando isolados do corpo humano) e representações textuais. Os resultados evidenciaram lacunas nas representações de elementos anatomofisiológicos relacionados ao clitóris, diferentemente do que observamos em relação ao pênis. Identificamos um predomínio de imagens do corpo humano seccionado que não fornecem uma visualização adequada da estrutura clitoridiana e constatamos que a maioria dos LDs representa a glande do clitóris como se fosse o órgão em sua totalidade. Além disso, os elementos textuais indicaram que a TD da estrutura clitoridiana se distancia do conhecimento científico de referência, oferecendo uma abordagem superficial, insuficiente para provocar uma discussão crítica sobre o órgão.
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