VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA DOS VÍDEOS DO YOUTUBE: RELEVÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA

Português

Palavras-chave: Violência na escola; Saúde do professor; Educação em saúde; Internet.

Resumo

A violência contra professores é uma das principais causas de adoecimento na categoria, comprometendo sua permanência na profissão. A falta de reconhecimento social e estatal da profissão contribui para o aumento dessa violência. Estratégias de educação em saúde são essenciais para prevenir esses atos. O YouTube disponibiliza conteúdos sobre o tema, facilitando o acesso a informações pela população. Este estudo analisou vídeos sobre violência contra professores no YouTube sob a perspectiva da promoção da saúde. Adotou-se um delineamento exploratório descritivo, observacional e qualitativo. Foram selecionados 60 vídeos, publicados entre 2009 e 2023, com base em descritores específicos. A coleta ocorreu entre julho e agosto de 2023, e três vídeos foram analisados com a ferramenta Discern. A análise considerou tempo de reprodução, visualizações, data de publicação, comentários e conteúdo. Dos 60 vídeos, 37 foram publicados nos últimos cinco anos, indicando um aumento na publicação e visualização de vídeos sobre o tema. A maioria dos vídeos foi gravada por alunos durante incidentes de violência. Os comentários demonstram reprovação ao comportamento agressivo e preocupação com os professores. Esses dados sugerem a necessidade de ações de promoção da saúde para professores e de combate à disseminação de conteúdos prejudiciais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dione Cesar Vojivoda, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Mestrando em Promoção da Saúde e Educação, pela Universidade Cesumar  (UNICESUMAR). Professor na Universidad ou Faculdade... (qual IES?) 

Rute Grossi-Milani, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutora em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos Cursos de Pedagogia
e de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar (UniCesumar). Líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida (SMVIDA-CNPq). Bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa do
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). 

Angela Mara de Barros Lara, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento das Organizações (PPGGCO), da Universidade Unicesumar (Unicesmar). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Líder do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Organizações e Conhecimento.

Referências

Alves, A. G., Cesar, F. C. R., Barbosa, M. A., Oliveira, L. M. A. C., & Silva, E. A. S. (2022). Dimensões da violência do aluno contra o professor. Ciênc. Saúde coletiva, 27(3), 1027-1038. https://doi.org/10.1590/1413-81232022273.07002021

Antonini, F. O., Heidemann, I. T., Souza, J. B., Durand, M. K., Belaunde, A. M., & Daza, P. M. (2022). Práticas de promoção da saúde no trabalho do professor. Acta Paul Enferm., 35(eAPE02761), 1-8. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO02761

Avanci J. Q., Njaine, K., Pesce, R. P., & Ferreira, A. L. (2023). Prevenir a violência e promover a saúde e a qualidade de vida na escola. In: S. G. Assis et al. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores (2sd ed., pp. 219-236). São Paulo: Fiocruz.

Branco, C. C., & Stabile, A. (2023, 28 de março). Entre os muros da Escola Estadual Thomazia Montoro, onde uma professora foi morta por aluno. Jornal G1, p. 1.

Lei nº. 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (1990). Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-publicacaooriginal-1-pl.html.

Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde (2018). Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/politica_nacional_promoc ao_saude.pdf.

Facci, M. G. D. (2019). O adoecimento do professor frente à violência na escola. Revista de Psicologia, 31(2), 130-142. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5647

Ferreira, R. (2022, 11 de abril). Como a mídia reproduz a violência. Poder 360, p. 1.

Giordani, J. P., Seffner, F., & Dell’aglio, D. D. (2017). Violência escolar: percepções de alunos e professores de uma escola pública. Psicol. Esc. Educ., 21(1), 103-111. https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111092

Gonçalves, F. T. D., Melo, K. C., Silva, R. A., Soares, A. N., Silva, C. O., & Silva, W. C. (2020). Os imitadores e a reprodução do erro: veiculação midiática de atitudes violentas e a repercussão nas mudanças comportamentais. Research, Society and Development, 9(11), 1-17. doi:10.33448/rsd-v9i11.9041

Logullo, P., Torloni, M. R., Latorraca, C. O. C. & Riera, R. (2019). The Brazilian Portuguese Version of the DISCERN Instrument: Translation Procedures and Psychometric Properties. Patient-Reported Outcomes, 20(1), 172-179. doi: 10.1016/j.vhri.2019.09.001

Melanda, F. N., Santos, H. G., Saivagioni, D. A. J., Mesas, A. E., González, A. D., & Andrade, S. M. (2018). Violência física contra professores no espaço escolar: análise por modelos de equações estruturais. Cad. Saúde Pública, 34(5), 1-12. https://doi.org/10.1590/0102-311X00079017

Plassa, W., Paschoalino, P. A. T., & Bernardelli, L. V. Violência contra professores nas escolas brasileiras: determinantes e consequências. Nova econ., 31(1), 247-271. https://doi.org/10.1590/0103-6351/5798

Rocha, V. M., & Fernandes, M. H. (2008). Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador. J. bras. psiquiatri., 57(1), 23-27. https://doi.org/10.1590/S0047-20852008000100005

SBT News é o maior canal de notícias da América Latina no Youtube (2022, 11 de abril). SBT News, p. 1.

Tiemi, R. (2023, 4 de dezembro). Imagens de violência nas redes sociais podem agir como agentes traumáticos. Jornal da USP, p. 1.
Publicado
2025-09-25
Como Citar
Vojivoda, D. C., Grossi-Milani, R., & Lara, A. M. de B. (2025). VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA DOS VÍDEOS DO YOUTUBE: RELEVÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA. Imagens Da Educação , 15(3), 134-154. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.72605
Edição
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional