<b>A didática como mediação entre a formação pedagógica e a formação específica: uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12346
Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões resultantes de pesquisas sobre a reformulação das licenciaturas, a partir das recentes reformas educativas que atingem esta instância de ensino. Dentre as dimensões desveladas pelas pesquisas destacamos, nesse texto, a Didática como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos da área específica e os conhecimentos da área pedagógica, tendo como referências as práticas sociais do mundo da vida e do trabalho. Neste retorno da Didática aos currículos, nos inquietamos e nos interrogamos, pois ao mesmo tempo, em que medeia a formação específica e a formação pedagógica, percebemos o risco de se reduzir à instância técnica. De qualquer forma está posta a discussão: a crença de que a Didática não perde sua dimensão totalizante do ato educativo. Apresentamos como contribuição, neste momento, a sugestão de estudos de José Vieira de Almeida sobre questões que envolvem a mediação e a ontologia social, em confronto com a empiria.Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).