<b>A didática como mediação entre a formação pedagógica e a formação específica: uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12346

  • Cleoni Maria Barboza Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Denise Nascimento Silveira Instituto Federal Sul-rio-grandense de Pelotas

Abstract

Este artigo apresenta algumas reflexões resultantes de pesquisas sobre a reformulação das licenciaturas, a partir das recentes reformas educativas que atingem esta instância de ensino. Dentre as dimensões desveladas pelas pesquisas destacamos, nesse texto, a Didática como uma possibilidade mediadora entre os conhecimentos da área específica e os conhecimentos da área pedagógica, tendo como referências as práticas sociais do mundo da vida e do trabalho. Neste retorno da Didática aos currículos, nos inquietamos e nos interrogamos, pois ao mesmo tempo, em que medeia a formação específica e a formação pedagógica, percebemos o risco de se reduzir à instância técnica. De qualquer forma está posta a discussão: a crença de que a Didática não perde sua dimensão totalizante do ato educativo. Apresentamos como contribuição, neste momento, a sugestão de estudos de José Vieira de Almeida sobre questões que envolvem a mediação e a ontologia social, em confronto com a empiria.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cleoni Maria Barboza Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Pedagogia pela UCPel (1973) e doutorado em Educação pela UFRGS (1999). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Educação da PUCRS. Exerce atividades de docência e pesquisa junto ao PPGEdu /PUCRS. Coordena a Linha dePesquisa II FORMAÇÃO, POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO. Integra o Colegiado do Curso de Pós-Graduação como representante da LPII. Professora associada em pesquisas interinstitucionais, atualmente coordena o grupo interinstitucional da pesquisa: A constituição do campo de saberes do professor em formação: o desafio da articulação teoria-prática e as tensões do campo da formação e do campo profissional". É líder do grupo interinstitucional de pesquisa Gupo de pesquisa CNPq "Formação de Professores, licenciaturas e práticas pedagógicas" - PUCRS/UNISINOS/UFPEL/UNIPLAC/UFSM. Integra a equipe do Projeto /PRONEX/FAPERGS/CNPq/PUC/UFSM/UNISINOS/UFRGS e o Projeto Observatório da Educação CAPES/PUC/UFRGS/UFSM/UNISINOS coordenados pela Profª. Dr. Marília Costa Morosini da PUCRS. É integrante do Centro de Estudos de Educação Superior -CEES da Faculdade de Educação da PUCRS. Integrou o Colegiado do GT 4 de Didática da ANPED 2007-2009. Foi membro do Comitê de Educação da Latin American Studies Association (LASA) 2007-2009. Integra a Red sobre professorado principiante de la Universidad de Sevilha, Espanha. É professora colaboradora da Asociación Argentina de Profesores de Portugués do Instituto de Ensenanza Superior em Lenguas Vivas Juan Ramón Fernández na discussão da Formação de Professores - site http://portugueslv.webnode.com/colaboradores. Coordena na PUCRS o projeto de pesquisa sobre Desenvolvimento de Aprendizagens Complexas no Projeto INNOVA CESAL do Progama ALFA III entre Universidades Latino-americanas e a União Européia. Coordenadora do PROJETO Observatório de Educação CAPES/INEP "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTA"L A área de pesquisa envolve as temáticas de formação inicial e continuada de professores, ensino superior, profissionalização docente e pedagogia universitária. Fez estágio pós-doutoral em Planejamento e Avaliação Educacional com Bolsa CAPES na Universidade do Porto - Portugal sob a orientação da Profª. Dr. Carlinda Leite.
Published
2011-01-26
How to Cite
Fernandes, C. M. B., & Silveira, D. N. (2011). <b>A didática como mediação entre a formação pedagógica e a formação específica: uma possibilidade em aberto na reconfiguração das licenciaturas</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12346. Imagens Da Educação , 1(1), 21-28. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12346
Section
Teaching and Learning