<b>Tecnologias, mídia e educação: percursos teóricos entre a sociedade da informação e a sociedade do conhecimento</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12351
Abstract
A difusão de novas tecnologias de informação e comunicação, ao mesmo tempo em que permite mudanças drásticas na sociabilidade e na comunicabilidade humanas, também insufla clichês e ilusões de uma sociedade idealizada. Da utopia à distopia, da sociedade da informação ao engendramento de sociedades do conhecimento temos visto, na globalização e na pós-modernidade, mais esgarçamentos e desequilíbrios sociais que nossos projetos de desenvolvimento podem suportar. O caso da educação é paradigmático, na medida em que essa ação social não pode se opor a um projeto progressista e, tampouco, ignorar as novas tecnologias de informação e comunicação. Neste sentido, a confluência de pensamentos e teóricos sinaliza a necessidade de uma educação midiática, preocupada com a compreensão da realidade e o consumo crítico desses conteúdos.Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).