<b>Pedagogia e política na obra de Damião de Góis: uma leitura da crônica do sereníssimo príncipe d. João, de 1567</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12353

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo UEM, Maringá, Paraná
  • Loide Tozati Instituto de Educação Estadual em Maringá

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar a obra Crônica do Sereníssimo Príncipe D. João, escrita por Damião de Góis (1502-1574), importante figura do Humanismo português. A análise destaca a relação entre a pedagogia política e a pedagogia religiosa no século XVI, no contexto da própria configuração do Portugal moderno. Damião de Góis representa a face modernizadora do Humanismo em Portugal, sendo assim, essa foi a principal razão da perseguição que o levou à morte. Sua obra pode ser considerada como um dos mais importantes "documentos" da instauração da modernidade em Portugal.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, UEM, Maringá, Paraná
FEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE TOLEDO CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1996. ATUALMENTE E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 23 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 13 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NAS AREAS DE EDUCACAO, FILOSOFIA E HISTORIA. ENTRE 1990 E 2003 COORDENOU 4 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM HISTORIA DA EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 26 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: SECULO XVI, EDUCACAO, EDUCACAO BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCACAO, SECULO XX, LEGISLACAO EDUCACIONAL, RENASCIMENTO, FILOSOFIA POLITICA, RELIGIAO E CIENCIA POLITICA Currículo Lattes
Publicado
2011-01-26
Cómo citar
Arnaut de Toledo, C. de A., & Tozati, L. (2011). <b>Pedagogia e política na obra de Damião de Góis: uma leitura da crônica do sereníssimo príncipe d. João, de 1567</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12353. Imagens Da Educação , 1(1), 11-20. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12353
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação