<b>Pedagogia e política na obra de Damião de Góis: uma leitura da crônica do sereníssimo príncipe d. João, de 1567</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12353
Résumé
O presente artigo tem por objetivo analisar a obra Crônica do Sereníssimo Príncipe D. João, escrita por Damião de Góis (1502-1574), importante figura do Humanismo português. A análise destaca a relação entre a pedagogia política e a pedagogia religiosa no século XVI, no contexto da própria configuração do Portugal moderno. Damião de Góis representa a face modernizadora do Humanismo em Portugal, sendo assim, essa foi a principal razão da perseguição que o levou à morte. Sua obra pode ser considerada como um dos mais importantes "documentos" da instauração da modernidade em Portugal.
Téléchargements
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).