<b>Pedagogia e política na obra de Damião de Góis: uma leitura da crônica do sereníssimo príncipe d. João, de 1567</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12353

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo UEM, Maringá, Paraná
  • Loide Tozati Instituto de Educação Estadual em Maringá

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar a obra Crônica do Sereníssimo Príncipe D. João, escrita por Damião de Góis (1502-1574), importante figura do Humanismo português. A análise destaca a relação entre a pedagogia política e a pedagogia religiosa no século XVI, no contexto da própria configuração do Portugal moderno. Damião de Góis representa a face modernizadora do Humanismo em Portugal, sendo assim, essa foi a principal razão da perseguição que o levou à morte. Sua obra pode ser considerada como um dos mais importantes "documentos" da instauração da modernidade em Portugal.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, UEM, Maringá, Paraná
FEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE TOLEDO CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1996. ATUALMENTE E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 23 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 13 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NAS AREAS DE EDUCACAO, FILOSOFIA E HISTORIA. ENTRE 1990 E 2003 COORDENOU 4 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM HISTORIA DA EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 26 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: SECULO XVI, EDUCACAO, EDUCACAO BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCACAO, SECULO XX, LEGISLACAO EDUCACIONAL, RENASCIMENTO, FILOSOFIA POLITICA, RELIGIAO E CIENCIA POLITICA Currículo Lattes
Publiée
2011-01-26
Comment citer
Arnaut de Toledo, C. de A., & Tozati, L. (2011). <b>Pedagogia e política na obra de Damião de Góis: uma leitura da crônica do sereníssimo príncipe d. João, de 1567</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12353. Imagens Da Educação , 1(1), 11-20. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12353
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação