Robin Hood, by Ridley Scott: possible diaologues in histocial, cinema and education studies

  • Raquel dos Santos Funari Universidade Estadual de Campinas
  • Tatyana Murer Cavalcante Universidade Estadual de Maringá
Keywords: Brazilian education, history teaching, history and cinema

Abstract

The paper aims at discussing the uses of movies as a learning tool inhistory classes in primary school in Brazil, beyond a traditional approach of usingcinema as ancillary. The paper discusses three different narratives and theirpossible interrelationship: educational, historical and cinematic. Then the papergoes to a case study, Robin Hood, by Ridley Scott (2010), particularly studying theuse of freedom as a topos. The paper thus concludes by fostering the critical use ofmovies in the classroom.    

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raquel dos Santos Funari, Universidade Estadual de Campinas
licenciada em História pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte (1986), mestre (2004) e doutora (2008) em História também pela Unicamp, em curso de excelência (nota máxima da Capes). Atualmente é pesquisadora colaboradora em pós-doutoramento no Departamento de História da UNICAMP, sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Miceli, professora do Colégio Santo Américo, Supervisora da Educação Infantil do Ensino Fundamental e Médio e professora de disciplina de graduação da Unicamp (2010). Autora de diversos livros e artigos científicos, consultora pedagógica em vários projetos e instituições. Em 2007, passou a atuar como Assessora de História da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no Programa São Paulo faz Escola. Ainda em 2007, passou a assessorar a área de História da Klick Educação, no projeto Lição de Casa, distribuído gratuitamente para milhares de estudantes, em todo Brasil. Consutora de História do LED (Laboratório Educativo do Hopi Hari). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente no estudo do ensino de História. Proeficiente, pelo Centro de Estudo de Línguas da Unicamp, em inglês e italiano. Autora de 28 livros, dentre os quais: "O Egito dos Faraós e Sacerdotes", "Imagens do Egito antigo: um estudo das representações históricas", "Caderno do Professor, História" (SEE/SP 2008). Publicou 19 artigos e 9 capítulos no Brasil e no estrangeiro. Atua em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, como "História da Egiptomania no Brasil", liderado pela Profa. Dra. Margaret Bakos (PUCRS), assim como em grupos sediados na UNIFESP (Antiguidade e Modernidade: História Antiga e usos do Passado) e na UNICAMP. Foto da Assessoria de Imprensa da UNICAMP, 2006.
Tatyana Murer Cavalcante, Universidade Estadual de Maringá
Discente do curso de Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista DS/CAPES.
How to Cite
Funari, R. dos S., & Cavalcante, T. M. (1). Robin Hood, by Ridley Scott: possible diaologues in histocial, cinema and education studies. Imagens Da Educação , 1(2), 25-34. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13301
Section
Image Studies