<b>Robin Hood de Ridley Scott: Possibilidades de diálogo entre escola, cinema e história</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13301
Resumen
Objetivamos, neste artigo, debater o uso do cinema como recurso didático no ensino de história na educação básica brasileira, para além da tradicional perspectiva ilustrativa. Para tanto, apresentaremos as três linguagens envolvidas neste processo (escolar, fílmica e histórica), bem como as relações entre esses elementos enquanto práticas sociais educativas dialógicas no século XX. Por fim, nos voltaremos para o filme Robin Hood de Ridley Scott (2010) e teceremos sugestões de diálogo em torno do tema político da “liberdade”. Ao compreendermos como múltiplas as possibilidades de diálogo entre cinema e escola, esperamos incitar o uso deste recurso, sem nenhuma pretensão de esgotá-lo.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).