<b>Educação e Alteridade: o ensino como acolhimento e responsabilidade ética em Levinas </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20127
Abstract
O artigo examina a contribuição da filosofia de Levinas para se pensar a importância da ética na educação contemporânea. A obra levinasiana é uma profunda crítica à filosofia e à pedagogia tradicionais e a todas as formas de totalitarismo. Bem como, preconiza uma nova proposta pedagógica, uma nova concepção de ensino que se traduz como acolhimento e responsabilidade ética pela Alteridade. Portanto, pretende-se sustentar que há na filosofia levinasiana uma proposição para compreender os problemas do homem contemporâneo e, consequentemente, recuperar, a partir das categorias da carícia e da fecundidade, o verdadeiro sentido da ética na educação.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).