<b>Educação e Alteridade: o ensino como acolhimento e responsabilidade ética em Levinas </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20127
Resumo
O artigo examina a contribuição da filosofia de Levinas para se pensar a importância da ética na educação contemporânea. A obra levinasiana é uma profunda crítica à filosofia e à pedagogia tradicionais e a todas as formas de totalitarismo. Bem como, preconiza uma nova proposta pedagógica, uma nova concepção de ensino que se traduz como acolhimento e responsabilidade ética pela Alteridade. Portanto, pretende-se sustentar que há na filosofia levinasiana uma proposição para compreender os problemas do homem contemporâneo e, consequentemente, recuperar, a partir das categorias da carícia e da fecundidade, o verdadeiro sentido da ética na educação.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).