<b>A formação de professores e os desafios do ensino/aprendizagem em períodos de mudanças sociais </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.21087

  • Conceição Solange Bution Perin UEM
  • Claudinei Magno Magre Mendes UNESP/BRASIL

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar as relações existentes entre o ensino superior com os demais níveis de ensino. No Brasil, alguns desafios foram lançados para o cumprimento de melhoria no ensino/aprendizagem que abrange um desenvolvimento científico com o envolvimento de várias instâncias, dentre elas, a ciência e a sociedade. Para tanto, segundo o Plano Nacional de Pós-Graduação- PNPG, a estreita relação entre ciência e sociedade requer uma formação cultural-científica que deve ter início no ensino superior, com a formação de professores, e que esses conhecimentos possam acompanhar a sociedade, perpassando todos os níveis de ensino que antecedem a formação superior. Dessa forma, analisaremos a formação de professores como um dos eixos da nossa discussão, procurando entender que em diferentes momentos, homens se atentaram para a re/organização da sociedade, no sentido de mestres/professores terem o conhecimento que possibilitava transmitir aos indivíduos um aprendizado teórico que favorecesse a reflexão na prática. Assim, nos fundamentamos em alguns clássicos, como Boaventura de Bagnoregio (1217-1274), que trataram sobre a formação de professores (as) em períodos distintos, expressando a preocupação com a qualidade no ensino e em documentos que tratam sobre a situação da educação no Brasil.

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Published
2013-06-13
How to Cite
Perin, C. S. B., & Mendes, C. M. M. (2013). <b>A formação de professores e os desafios do ensino/aprendizagem em períodos de mudanças sociais </b&gt;- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.21087. Imagens Da Educação , 3(2), 62-69. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.21087
Section
Teaching and Learning