<b>A formação de professores e os desafios do ensino/aprendizagem em períodos de mudanças sociais </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.21087
Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar as relações existentes entre o ensino superior com os demais níveis de ensino. No Brasil, alguns desafios foram lançados para o cumprimento de melhoria no ensino/aprendizagem que abrange um desenvolvimento científico com o envolvimento de várias instâncias, dentre elas, a ciência e a sociedade. Para tanto, segundo o Plano Nacional de Pós-Graduação- PNPG, a estreita relação entre ciência e sociedade requer uma formação cultural-científica que deve ter início no ensino superior, com a formação de professores, e que esses conhecimentos possam acompanhar a sociedade, perpassando todos os níveis de ensino que antecedem a formação superior. Dessa forma, analisaremos a formação de professores como um dos eixos da nossa discussão, procurando entender que em diferentes momentos, homens se atentaram para a re/organização da sociedade, no sentido de mestres/professores terem o conhecimento que possibilitava transmitir aos indivíduos um aprendizado teórico que favorecesse a reflexão na prática. Assim, nos fundamentamos em alguns clássicos, como Boaventura de Bagnoregio (1217-1274), que trataram sobre a formação de professores (as) em períodos distintos, expressando a preocupação com a qualidade no ensino e em documentos que tratam sobre a situação da educação no Brasil.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).