Sobre insistências e reminiscências do eco: a literatura sob o viés dos vagalumes que ainda resistem
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo, a partir de uma abordagem descritiva de cunho
qualitativo, oferecer ao leitor considerações acerca da importância da leitura de textos
literários em contextos escolares. Para isso, em um primeiro momento serão
apresentadas contribuições de Compagnon, Bourdieu e Vicent Jouve acerca dos
estudos literários e a emergência das percepções sobre as relações entre obras literárias
e críticas especializadas. Devido a multiplicidade de modos como o termo ‛literatura’
foi percebido com o passar do tempo não se pretende tecer uma exaustiva busca em
torno das (in)definições do mesmo. Ao invés disso, será destacado como os autores
trazem contribuições acerca da importância do ensino de literatura na atualidade bem
como serão apresentadas algumas alternativas de atividades de planejamento que
consideram como eixo regulador a formação de leitores de textos literários na escola
considerando articulações com os autores anteriormente mencionados.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).