Sobre insistências e reminiscências do eco: a literatura sob o viés dos vagalumes que ainda resistem
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo, a partir de uma abordagem descritiva de cunho
qualitativo, oferecer ao leitor considerações acerca da importância da leitura de textos
literários em contextos escolares. Para isso, em um primeiro momento serão
apresentadas contribuições de Compagnon, Bourdieu e Vicent Jouve acerca dos
estudos literários e a emergência das percepções sobre as relações entre obras literárias
e críticas especializadas. Devido a multiplicidade de modos como o termo ‛literatura’
foi percebido com o passar do tempo não se pretende tecer uma exaustiva busca em
torno das (in)definições do mesmo. Ao invés disso, será destacado como os autores
trazem contribuições acerca da importância do ensino de literatura na atualidade bem
como serão apresentadas algumas alternativas de atividades de planejamento que
consideram como eixo regulador a formação de leitores de textos literários na escola
considerando articulações com os autores anteriormente mencionados.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).