Utopia político-social: tecnocracia e educação saintsimoniana
Abstract
O objetivo deste artigo é apontar a fundamentação teórica tecnocrática contida nos escritos do Conde de Saint Simon para a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária em substituição ao modelo capitalista, bem como especificar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões da nova sociedade para e na primeira metade do século XIX. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que se acredita que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências necessárias para sustentar declarações e argumentações. Na essência saintsimoniana, conclui-se que o estabelecimento da sociedade tecnocrática é impraticável, na medida em que deixa de considerar as condições para a sua legitimação. Contudo, a utópica sociedade tecnocrática, pode ser entendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, e pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a humanidade.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).