Utopia político-social: tecnocracia e educação saintsimoniana

  • Flávio Reis Santos Universidade Federal de São Carlos
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos

Abstract

O objetivo deste artigo é apontar a fundamentação teórica tecnocrática contida nos escritos do Conde de Saint Simon para a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária em substituição ao modelo capitalista, bem como especificar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões da nova sociedade para e na primeira metade do século XIX. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que se acredita que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências necessárias para sustentar declarações e argumentações. Na essência saintsimoniana, conclui-se que o estabelecimento da sociedade tecnocrática é impraticável, na medida em que deixa de considerar as condições para a sua legitimação. Contudo, a utópica sociedade tecnocrática, pode ser entendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, e pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a humanidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávio Reis Santos, Universidade Federal de São Carlos
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor de Ensino Superior do Centro Universitário Sant'Anna (Unisantanna); Professor Convidado dos cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professor Titular de História da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP).
José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Filosofia (1986), mestre em Filosofia (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutor em Educação (2004) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Educação, atuando no curso de pedagogia, licenciaturas e no Programa de Pós-graduação em Educação; ministra as disciplinas de Estrutura e Funcionamento da Educação e de Políticas Públicas da Educação Básica. Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior; Políticas Públicas e História da Educação Superior; Conselho Federal de Educação na década de 1960, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 

Published
2015-06-18
How to Cite
Santos, F. R., & Rothen, J. C. (2015). Utopia político-social: tecnocracia e educação saintsimoniana. Imagens Da Educação , 5(2), 76 - 88. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i2.25528
Section
Historical and Philosophical Studies