Utopia político-social: tecnocracia e educação saintsimoniana

  • Flávio Reis Santos Universidade Federal de São Carlos
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos

Résumé

O objetivo deste artigo é apontar a fundamentação teórica tecnocrática contida nos escritos do Conde de Saint Simon para a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária em substituição ao modelo capitalista, bem como especificar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões da nova sociedade para e na primeira metade do século XIX. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que se acredita que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências necessárias para sustentar declarações e argumentações. Na essência saintsimoniana, conclui-se que o estabelecimento da sociedade tecnocrática é impraticável, na medida em que deixa de considerar as condições para a sua legitimação. Contudo, a utópica sociedade tecnocrática, pode ser entendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, e pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a humanidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Flávio Reis Santos, Universidade Federal de São Carlos
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor de Ensino Superior do Centro Universitário Sant'Anna (Unisantanna); Professor Convidado dos cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professor Titular de História da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP).
José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Filosofia (1986), mestre em Filosofia (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutor em Educação (2004) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Departamento de Educação, atuando no curso de pedagogia, licenciaturas e no Programa de Pós-graduação em Educação; ministra as disciplinas de Estrutura e Funcionamento da Educação e de Políticas Públicas da Educação Básica. Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior; Políticas Públicas e História da Educação Superior; Conselho Federal de Educação na década de 1960, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 

Publiée
2015-06-18
Comment citer
Santos, F. R., & Rothen, J. C. (2015). Utopia político-social: tecnocracia e educação saintsimoniana. Imagens Da Educação , 5(2), 76 - 88. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i2.25528
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação