Utopia político-social: tecnocracia e educação saintsimoniana
Résumé
O objetivo deste artigo é apontar a fundamentação teórica tecnocrática contida nos escritos do Conde de Saint Simon para a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária em substituição ao modelo capitalista, bem como especificar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões da nova sociedade para e na primeira metade do século XIX. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que se acredita que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências necessárias para sustentar declarações e argumentações. Na essência saintsimoniana, conclui-se que o estabelecimento da sociedade tecnocrática é impraticável, na medida em que deixa de considerar as condições para a sua legitimação. Contudo, a utópica sociedade tecnocrática, pode ser entendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, e pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a humanidade.
Téléchargements
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).