Aprendizagem docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Física: o que dizem os supervisores
Abstract
Este trabalho apresenta os resultados parciais de um projeto de pesquisa que visa
identificar os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(Pibid) na formação dos professores de Física do Rio Grande do Sul. Esta
investigação, que objetivou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente
nos licenciandos de Física participantes do programa, foi realizada com vinte
professores de escolas públicas que, na época da pesquisa, possuíam bolsas de
supervisão dos subprojetos do Pibid/Física do Rio Grande do Sul. A coleta de dados
ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente
transcritas. A análise dos dados se deu a partir dos materiais coletados, dos quais se
realizou uma Análise Textual Discursiva (ATD) que tinha como categorias a priori os
cinco focos da aprendizagem docente. Os resultados indicam que a participação nas
atividades do Pibid/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que
elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos supervisores de área.
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