Aspectos históricos da formação de professores de ciências: alguns apontamentos para a construção de identidades docentes

  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Ana Tiyomi Obara Universidade Estadual de Maringá-UEM

Abstract

Considerar a construção de identidades docentes em Ciências supõe um olhar crítico para as políticas de formação inicial e continuada de professores, objeto de estudo do presente ensaio, que tem por objetivo apresentar determinados momentos históricos dessa profissionalização. Trata-se de uma reestruturação de um dos capítulos de revisão bibliográfica da tese intitulada Um estudo sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências: o ensino por investigação na construção do profissional reflexivo, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. O texto foi organizado em quatro seções, a saber: O Ensino de Ciências e a formação de professores: para iniciar o diálogo...; A institucionalização da disciplina Ciências e a formação de professores para o seu ensino; A ampliação da disciplina Ciências na escola: desdobramentos para a formação de professores; Políticas públicas de formação de professores de Ciências no final do século XX e início do século XXI: para onde vamos? Deste modo, podemos inferir que, tanto na institucionalização de cursos de licenciatura como nas reformulações, reorientações e complementações, encontramos indicativos que comprometeram e/ou comprometem as representações de identidades profissionais dos professores até os dias de hoje.

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Author Biographies

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Departamento de Biologia; Área de Ensino

Ana Tiyomi Obara, Universidade Estadual de Maringá-UEM
Departamento de Biologia; Área de Ensino.
Published
2016-08-02
How to Cite
de Oliveira, A. L., & Obara, A. T. (2016). Aspectos históricos da formação de professores de ciências: alguns apontamentos para a construção de identidades docentes. Imagens Da Educação , 6(2), 98-110. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.28033
Section
Public Policies