Aspectos históricos da formação de professores de ciências: alguns apontamentos para a construção de identidades docentes
Resumen
Considerar a construção de identidades docentes em Ciências supõe um olhar crítico para as políticas de formação inicial e continuada de professores, objeto de estudo do presente ensaio, que tem por objetivo apresentar determinados momentos históricos dessa profissionalização. Trata-se de uma reestruturação de um dos capítulos de revisão bibliográfica da tese intitulada Um estudo sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências: o ensino por investigação na construção do profissional reflexivo, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. O texto foi organizado em quatro seções, a saber: O Ensino de Ciências e a formação de professores: para iniciar o diálogo...; A institucionalização da disciplina Ciências e a formação de professores para o seu ensino; A ampliação da disciplina Ciências na escola: desdobramentos para a formação de professores; Políticas públicas de formação de professores de Ciências no final do século XX e início do século XXI: para onde vamos? Deste modo, podemos inferir que, tanto na institucionalização de cursos de licenciatura como nas reformulações, reorientações e complementações, encontramos indicativos que comprometeram e/ou comprometem as representações de identidades profissionais dos professores até os dias de hoje.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).