Estigma e discriminação no ambiente escolar: uma proposta para a construção da práxis docente no ensino de sociologia

  • Vitor Machado Departamento de Educação/FC/UNESP/Bauru
  • Paulo Henrique Napoli FC/UNESP/Bauru

Abstract

Este artigo tem como objetivo propor um método de ensino na forma de uma sequência didática, tendo como referência metodológica a Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da Educação Básica, particularmente, da disciplina de Sociologia, a evitarem relações discriminatórias, transferidas do meio social para o ambiente escolar, as quais foram aqui chamadas de ‘fenômenos caóticos ressonantes’. A metodologia foi aplicada em alunos do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo, procurando problematizar o processo de estigmatização exercido pelos alunos nativos da cidade e sofrido por estudantes de origem nordestina, resultando na melhoria da convivência entre ambos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Vitor Machado, Departamento de Educação/FC/UNESP/Bauru

Departamento de Educação

Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica

Sociologia da Educação

Fundamentos da Educação

Paulo Henrique Napoli, FC/UNESP/Bauru
Professor de Sociologia (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo); Mestrando do  Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru (Mestrado Profissional)
Published
2016-08-02
How to Cite
Machado, V., & Napoli, P. H. (2016). Estigma e discriminação no ambiente escolar: uma proposta para a construção da práxis docente no ensino de sociologia. Imagens Da Educação , 6(2), 53-66. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.29911
Section
Teaching and Learning