Estigma e discriminação no ambiente escolar: uma proposta para a construção da práxis docente no ensino de sociologia

  • Vitor Machado Departamento de Educação/FC/UNESP/Bauru
  • Paulo Henrique Napoli FC/UNESP/Bauru
Palavras-chave: ensino de sociologia, estigma, fenômeno caótico ressonante, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um método de ensino na forma de uma sequência didática, tendo como referência metodológica a Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da Educação Básica, particularmente, da disciplina de Sociologia, a evitarem relações discriminatórias, transferidas do meio social para o ambiente escolar, as quais foram aqui chamadas de ‘fenômenos caóticos ressonantes’. A metodologia foi aplicada em alunos do ensino médio de uma escola pública no interior de São Paulo, procurando problematizar o processo de estigmatização exercido pelos alunos nativos da cidade e sofrido por estudantes de origem nordestina, resultando na melhoria da convivência entre ambos.

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Biografia do Autor

Vitor Machado, Departamento de Educação/FC/UNESP/Bauru

Departamento de Educação

Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica

Sociologia da Educação

Fundamentos da Educação

Paulo Henrique Napoli, FC/UNESP/Bauru
Professor de Sociologia (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo); Mestrando do  Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica, da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru (Mestrado Profissional)
Publicado
2016-08-02
Como Citar
Machado, V., & Napoli, P. H. (2016). Estigma e discriminação no ambiente escolar: uma proposta para a construção da práxis docente no ensino de sociologia. Imagens Da Educação , 6(2), 53-66. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.29911
Seção
Ensino e Aprendizagem