Imagens da escola e suas funções na contemporaneidade: o discurso de estudantes concluintes do ensino médio
Abstract
O presente artigo tem por objetivo pensar a escola e suas funções na contemporaneidade em meio ao discurso de estudantes concluintes do ensino médio. É resultante da pesquisa A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do ensino médio e fundamental, iniciada em agosto de 2014, cujo aporte teórico se aproxima dos estudos pós-estruturalistas em educação. O delineamento metodológico da investigação foi organizado em grupo focal, composto por 15 estudantes do ensino médio de uma escola pública do Vale do Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em cada um dosquatro encontros, foi proposta uma atividade, com a discussão de um tópico específico e a produção de imagens. Ao fazer emergir visibilidades e possibilidades enunciativas acerca das configurações da escola, por meio da análise de discurso foucaultiana, percebeu-se a importância do espaço escolar e dos colegas no processo de aprender. Os livros, materiais característicos da aprendizagem formal, apareceram com destaque nas imagens produzidas. Partindo da pergunta inicial‘Quais as funções da escola hoje?’, a análise das imagens e as transcrições das falas no grupo focal permitem pensar que a escola, mesmo que em meio a paradoxos, tem a potência de ser um espaço privilegiado de vida.
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