OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: OBSERVAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, a anamnese e as intervenções pedagógicas realizadas com um aluno, do quarto ano do ensino fundamental, que apresenta Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, e está em Atendimento Educacional Especializado em uma Sala de Recursos Multifuncionais no município de Gravataí, RS. Também foram analisadas a entrevista com a professora sobre o trabalho desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado e sua visão em relação à aprendizagem de conceitos matemáticos desse aluno. A pesquisa está alicerçada nos estudos sobre a Memória de Trabalho de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Deficiência Intelectual, em relação à aprendizagem de conceitos matemáticos. Verificou-se que o aluno é capaz de quantificar até dez, sendo que os conceitos de número, escrita e leitura estão em processo de construção. Nas atividades realizadas evidenciou-se que as dificuldades de aprendizagem matemática estão relacionadas aos déficits na memória de trabalho e na desatenção. A entrevista com a professora proporcionou uma reflexão sobre a relevância do trabalho em conjunto entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e o professor da sala de aula regular. Portanto, faz-se necessário buscar estratégias para que esses profissionais possam trabalhar em cooperação, a fim de planejar atividades específicas para esse aluno que enfatizem suas potencialidades e despertem o interesse pelo aprendizado.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).