OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: OBSERVAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Resumen
O objetivo deste artigo é analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, a anamnese e as intervenções pedagógicas realizadas com um aluno, do quarto ano do ensino fundamental, que apresenta Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, e está em Atendimento Educacional Especializado em uma Sala de Recursos Multifuncionais no município de Gravataí, RS. Também foram analisadas a entrevista com a professora sobre o trabalho desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado e sua visão em relação à aprendizagem de conceitos matemáticos desse aluno. A pesquisa está alicerçada nos estudos sobre a Memória de Trabalho de crianças que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Deficiência Intelectual, em relação à aprendizagem de conceitos matemáticos. Verificou-se que o aluno é capaz de quantificar até dez, sendo que os conceitos de número, escrita e leitura estão em processo de construção. Nas atividades realizadas evidenciou-se que as dificuldades de aprendizagem matemática estão relacionadas aos déficits na memória de trabalho e na desatenção. A entrevista com a professora proporcionou uma reflexão sobre a relevância do trabalho em conjunto entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e o professor da sala de aula regular. Portanto, faz-se necessário buscar estratégias para que esses profissionais possam trabalhar em cooperação, a fim de planejar atividades específicas para esse aluno que enfatizem suas potencialidades e despertem o interesse pelo aprendizado.
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