TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ANALISANDO UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E OS PLANOS DE ENSINO DE UMA PROFESSORA
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico e os Planos de ensino de uma professora do Ciclo de Alfabetização, de uma escola localizada no interior do Maranhão, quanto à presença e enfoque que se dá às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, nas Situações de Aprendizagem, junto aos alunos. Para tanto, os autores realizaram uma análise documental do Projeto Político Pedagógico observando em quais Marcos estão presentes as TDICs e como se faz referências às mesmas neste documento. Analisou-se, também, os Planos de Ensino de uma professora de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, buscando perceber como a mesma insere nas Situações de Aprendizagens, por ela mediadas, as tecnologias digitais. De um modo geral, se observou a presença das TDICs no PPP, principalmente nos Marcos Conceitual e Situacional. Todavia, se entendeu que há uma necessidade de se rever, no PPP, alguns elementos do Marco Operacional, principalmente quando este se refere aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já nos planos de ensino analisados, percebeu-se que as TDICs estão presentes no planejamento das Situações de Aprendizagem.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).