TOONDOO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Abstract
Este artigo analisa um trabalho desenvolvido em um curso de formação continuada de professores implementado em uma escola municipal de Santa Maria, RS. Teve como objetivos contribuir para a formação continuada de professores com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); apresentar o editor de histórias em quadrinhos (HQs) Toondoo, para que os professores pudesse utilizá-lo como recurso pedagógico; mostrar o uso de HQs como estratégia de ensino e aprendizagem e incentivar o uso de TICs no processo de ensinar e aprender. A atividade consistiu em um fórum no Moodle que requeria a elaboração de HQs por meio do editor de HQs on-line. A análise dos dados foi realizada a partir das HQs elaboradas e de discursos produzidos pelos professores sobre a utilização do Toondoo em suas áreas de atuação. Verificou-se que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQs. Mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar HQs nas suas diferentes áreas de atuação. O trabalho incentivou esses educadores a utilizarem as TICs em seu cotidiano. Entretanto, observou-se que poderia ter sido abordada a questão de como elaborar HQs, visto que não basta apresentar uma tecnologia; é preciso instrumentalizar os professores para utilizá-la.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).