TOONDOO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

  • Caroline Côrtes Lacerda Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Lenira Maria Nunes Sepel Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilse Morgental Falkembach Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

Este artigo analisa um trabalho desenvolvido em um curso de formação continuada de professores implementado em uma escola municipal de Santa Maria, RS. Teve como objetivos contribuir para a formação continuada de professores com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); apresentar o editor de histórias em quadrinhos (HQs) Toondoo, para que os professores pudesse utilizá-lo como recurso pedagógico; mostrar o uso de HQs como estratégia de ensino e aprendizagem e incentivar o uso de TICs no processo de ensinar e aprender. A atividade consistiu em um fórum no Moodle que requeria a elaboração de HQs por meio do editor de HQs on-line. A análise dos dados foi realizada a partir das HQs elaboradas e de discursos produzidos pelos professores sobre a utilização do Toondoo em suas áreas de atuação. Verificou-se que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQs. Mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar HQs nas suas diferentes áreas de atuação. O trabalho incentivou esses educadores a utilizarem as TICs em seu cotidiano. Entretanto, observou-se que poderia ter sido abordada a questão de como elaborar HQs, visto que não basta apresentar uma tecnologia; é preciso instrumentalizar os professores para utilizá-la. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Caroline Côrtes Lacerda, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
Pedagoga  (URI Santiago-RS), especialista em Psicopedagogia  (URI Santiago-RS), especialista em TICs (UFSM), Mestre em Educação (UFRGS) e doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Atualmente trabalha como Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha-RS
Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Ciências Biológicas (UFSM); Mestre em Genética e Biologia Molecular (UFRGS); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Atualmente, é professora adjunta (UFSM). 
Gilse Morgental Falkembach, Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Engenharia Civil (UFSM) e Licenciada em Matemática, Mestre em Informática (PUC-Rio), Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Aposentada como professora Titular na UFSM. Atualmente orienta o curso de especialização em TICs da UFSM
Publiée
2017-12-15
Comment citer
Lacerda, C. C., Sepel, L. M. N., & Falkembach, G. M. (2017). TOONDOO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Imagens Da Educação , 7(3), 63-73. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i3.38294
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores